-
Arquitetos: Juan Ruiz, Amelia Tapia
- Área: 9 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:JAG studio, Joel Heim
Descrição enviada pela equipe de projeto. O IWI é um projeto arquitetônico que oferece a seus usuários um espaço habitável que se adapta a diferentes estilo de vida. Trata-se de um produto desenvolvido e patenteado no Equador pelos arquitetos Juan Ruiz e Amelia Tapia. O habitáculo é construído em madeira por meio da produção digital de corte por controle numérico (CNC), criando um produto industrializado que permite sua universalidade, produção em massa e fácil montagem e desmontagem.
O espaço se estende ou se comprime, dependendo das necessidades do usuário. Quando comprimido, ele se comporta como um móvel ou estante. Quando estendido, torna-se um espaço habitável que contém tudo que é necessário para cumprir suas diferentes funções, tais como espaço de escritório/trabalho, estúdio de ioga, espaço de relaxamento, oficina, sala de reuniões, quarto de hóspedes, etc. Ele permite flexibilidade de uso tanto em seu interior quanto no uso do espaço externo (comprimindo-o), ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente.
Os arquitetos experimentaram com um espaço mínimo, mas equipado e projetado ao milímetro para que cada experiência seja única e confortável. Dois módulos conectados por uma estrutura dobrável modificam o espaço, comprimindo-o ou descomprimindo-o. O módulo posterior é composto por um "móvel" com tudo o necessário para o uso do espaço, cadeiras, mesas, gavetas, prateleiras, etc. Ele também contém todas as instalações necessárias para cada uso, tais como pia, iluminação, tomadas, interruptores elétricos, etc. O IWI pode ser usado "on grid" ou "off grid", dependendo de onde esteja implantado. O módulo frontal é a entrada para o espaço e desliza sobre rodas, desdobrando a estrutura tipo "acordeão", que é revestida com um tecido.
Neste caso particular, o IWI se instala em um terraço ao norte de Quito, voltado para oeste, com vista para as encostas do vulcão Pichincha. Seu uso específico é como um espaço de estudo ou de trabalho. O espaço tem tudo que é necessário para atender a essa demanda para duas pessoas. O módulo posterior, que contém as instalações e móveis necessários, foi projetado ao milímetro para abrigar todos os elementos necessários para sua função. Ele contém duas mesas e duas cadeiras, espaço para uma impressora, gavetas, prateleiras e também um espaço para cafeteria com um lavatório escondido. Inclui também as instalações elétricas e hidráulicas, prontas para serem conectadas à rede existente.
O espaço do terraço é perdido, mas se transforma, cedendo espaço externo ou interno, dependendo da atividade a ser realizada. O habitáculo pode ser totalmente expandido, dando espaço para 2-4 pessoas, ou pode ser estendida pela metade, deixando espaço externo para qualquer outra atividade, ou ainda pode ser completamente fechado e liberar todo o espaço externo.